domingo, 8 de junho de 2008

Idades

Acabei no dia 6 de Junho as minhas aulas. Já tenho as minhas notas e tudo o mais, só me falta um exame nacional para ser oficialmente uma aluna do 12º ano. É assustador pensar que para o ano já sou finalista. Lembro-me de há algum tempo atrás, tinha eu para aí uns 7 ou 8 anos, quando o meu irmão já andava no 12º ano. Olhava para ele e via um "grande", um adulto. Chegou a minha vez, e o que é que eu vejo? Uma quase-criança, que nem acredita que daqui a escassos meses já pode tirar a carta ou votar. Será que os mais novos me veêm como uma "grande"?

Aqui entra aquela espécie de ditado anglo-saxónico: "You're only as old as you feel.". Pois bem, eu sinto-me bem mais nova. Quando eu penso que estou a um ano de entrar na Universidade, até me caem os queixos. Não sei, não me vejo como uma estudante universitária num futuro tão próximo. Pareciam-me que ainda faltavam milhas, mas quando eu disse a alguém que ia passar para o 12º ano é que me apercebi da dimensão da coisa. E comecei a pensar que, dentro de menos de um ano, já sou adulta. Já posso ver filmes M/18, já posso viver sozinha, justificar as minhas próprias faltas, sair do país sem autorização dos pais... Parecem só vantagens, mas a verdade é que eu não me sinto com essa idade.

Acho que me sinto (apesar de isso ser altamente improvável) igual a quando tinha 13 anos. Não me sinto mais nem menos matura, nem com mais "experiência de vida". Mas, ao mesmo tempo, ao ler diários ou textos escritos quando tinha 13 anos, fico a pensar: "Wow, ainda bem que estou a anos-luz desta personagem.". Os anos passaram e eu nem dei por eles... E isto não é uma coisa má, porque "you're only as old as you feel". Bem sei que este post está assim meio coiso (à falta de melhor palavra), mas vaipes são vaipes e todos são dignos de serem escritos.

Peace out!
blog comments powered by Disqus